Your address will show here +12 34 56 78
LAUDOS & PERÍCIAS

Elaboração de Laudos e Pareceres Técnicos diversos, a partir dos seguintes métodos básicos, conforme as Normas da ABNT e do IBAPE, aplicados em função da finalidade e nível de precisão objetivados na avaliação e ação a qual se destina:

1. LAUDO DE VALOR DE VENDA DE MERCADO DO IMÓVEL


1. LAUDO DE VALOR DE VENDA DE MERCADO DO IMÓVEL:

MÉTODO COMPARATIVO: Obtido através da comparação direta de imóveis à venda ou recentemente vendidos, com dados de elementos pesquisados na mesma região geo-econômica e com características semelhantes às do imóvel que está sendo avaliado.

MÉTODO CUSTO PELA REPRODUÇÃO: Calculado a partir da soma das parcelas referentes ao terreno e da benfeitoria que compõem o imóvel, no qual, o valor da parcela do terreno é preferencialmente obtida em função de pesquisa imobiliária de terrenos na mesma região geo-econômica do imóvel avaliando.

MÉTODO ESTATÍSTICA INFERENCIAL : Trata-se da mais recente e precisa metodologia para o cálculo dos valores de venda e locativos de mercado de um imóvel, no qual, o valor de venda ou de locação de mercado do imóvel avaliando, é apropriado a partir de um modelo inferencial, ou seja, através da formulação de modelo matemático com atribuição de variáveis explicativas, quantitativas e/ou dicotômicas que expressem a formação dos preços de mercado na macro região, baseado em inferência estatística, permitindo, assim, calcular estimativas não tendenciosas de valor, bem como, refletindo com grande confiabilidade os valores praticados no mercado imobiliário local.

2. LAUDO VALOR LOCATIVO DO IMÓVEL


2. LAUDO VALOR LOCATIVO DO IMÓVEL:

MÉTODO COMPARATIVO: Definido através da comparação direta de imóveis em oferta de locação ou recentemente locados, com dados de elementos pesquisados na mesma região geo-econômica e com características semelhantes às do imóvel avaliando.

MÉTODO RENDA: Demonstrado com base na capitalização presente da renda líquida, real ou prevista do imóvel, no qual, o valor locativo é calculado em função de uma taxa de renda aplicada em relação ao valor previamente calculado do referido imóvel.

3. LAUDO DE REFORMA ABNT NBR-16280/2015


3. LAUDO DE REFORMA ABNT NBR-16280/2015

O objetivo principal desta norma é trazer segurança às obras nas edificações, cabendo ao síndico, responsável legal pelo condomínio, assegurar que ela seja efetivamente cumprida. Com a adoção de um sistema de gestão de obras de reforma dentro das edificações, estabelece procedimentos a serem seguidos desde o projeto até a conclusão da obra.
No caso de danos eventualmente causados pela não observância desta norma, o síndico e/ou condômino poderão ser responsabilizados civil, administrativa e, até mesmo, criminalmente.


4. LAUDO DE VIZINHANÇA “Ad Perpetuam Rei Memoriam”

4. LAUDO DE VIZINHANÇA “Ad Perpetuam Rei Memoriam”
O laudo de vistoria de vizinhança pode também ser chamado de laudo de vistoria para produção antecipada de provas ou laudo Ad perpetuam rei memoriam, tem por objetivo demonstrar em uma determinada data a real situação dos imóveis que existem no entorno de uma futura obra.
É importante que antes do início de um obra, seja ela de demolição de construção existente, escavação ou execução de fundações, para a construção de edifícios, tuneis, ruas, avenidas, galerias, etc. se faça a vistoria de cada imóvel circunvizinho (interna e externamente) com o objetivo de constatar o real estado físico em que os mesmos se encontram.
Este laudo tem duas finalidades: a de garantir a estabilidade e habitabilidade dos imóveis, indicando quando for o caso, a adoção de medidas preventivas, e para se ter um registro técnico documentado do imóvel, a fim de orientar uma futura recomposição em caso de ser verificada a ocorrência e surgimento de dados físicos anteriormente inexistentes.

5. LAUDO DE VISTORIA DE IMÓVEIS PARA AÇÃO JUDICIAL


5. LAUDO DE VISTORIA DE IMÓVEIS PARA AÇÃO JUDICIAL
O laudo pericial e laudo técnico é uma peça elaborada para avaliar as condições do imóvel danos provocados, má execução, vícios construtivos e não respeito ao contrato e outras situações, a fim de resolver conflitos e problemas ou contribuir na busca de soluções técnicas e busca de ressarcimento e indenizações. Tanto o laudo pericial quanto o técnico, é o relato elaborado por um profissional especializado designado pelo juiz (pericial) ou contratado pela parte (técnico).

5.1 LAUDO PERICIAL: O juiz solicitará um laudo a um profissional de uma área ou imóvel, diante de matéria técnica que exige conhecimentos especializados de um engenheiro com expertise na área, sendo um dos meios de prova utilizados para proferir a sentença. Em suma, é a opinião especializada de um profissional sobre matéria fática para solucionar discórdias.

5.2 LAUDO TÉCNICO: Cumpre a mesma função do laudo pericial, ou seja, é um laudo especializado de um profissional, mas, ao invés de ser solicitado por um juiz, é contratado pela parte com o objetivo de solucionar demandas na esfera extrajudicial e apresentar o contraditório.

6. LAUDO TÉCNICO DE CONSTATAÇÃO “As Built”

6. LAUDO TÉCNICO DE CONSTATAÇÃO “As Built”
É utilizado para identificar as condições construtivas de uma obra no momento da vistoria, com a finalidade de resguardar os direitos das partes envolvidas em relação ao “que e como foi executada”, comparando muitas vezes o projeto com as normas técnicas.
O laudo não emite opinião técnica sobre a execução da obra ou tecnologia empregada e nem emite juízo de valor, apenas constata a situação da obra na data da vistoria, fornecendo prova futura em eventual desencontro de opiniões.

7. AVCB- AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS


7. AVCB- AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS

Para obtenção deste auto, é necessária o acompanhamento junto a corporação e a confecção de alguns laudos, tais como:

 7.1 Laudo estrutural, atesta as condições estruturais, de rigidez e segurança do imóvel.

7.2 Laudo dos materiais e revestimentos empregados, atesta a qualidade e resistência dos materiais empregados no imóvel.

7.3 Laudo das instalações elétricas, atesta as condições da instalação do imóvel e do SPDA, sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

7.4 Laudo das instalações de gás, atesta as condições da instalação de de sua estanqueidade.



8. LAUDO DE VISTORIA DAS CONDIÇÕES DE EDIFÍCIOS (SOLICITADO POR PREFEITURAS)


É utilizado para identificar as condições construtivas de um edifício no momento da vistoria, com a finalidade de resguardar a Prefeitura Municipal em casos de sinistros, no caso de se encontrar anomalias construtivas indicar a patologia de reparo e elaborar um cronograma de execução.